A Criança e o Adolescente nos ODS: Principais indicadores brasileiros

Pobreza e desigualdade

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), de 2015, 27% dos brasileiros vivem hoje com até meio salário mínimo por mês. O percentual, no entanto, sobe para 40,2%, se for feito um recorte da população de 0 a 14 anos, ultrapassando a casa dos 60% de crianças e adolescentes em situação de pobreza em estados como Alagoas, Maranhão, Ceará, Bahia e Pernambuco.

O estudo mostra a importância da infância para a promoção do desenvolvimento sustentável, chamando a atenção dos governos e da comunidade internacional sobre a situação de vulnerabilidade das crianças e adolescentes brasileiros diante dos desafios propostos pelos ODS – algo que pode comprometer o sucesso do Brasil no cumprimento do acordo internacional.

Abrinq comparou a situação da infância no Brasil com as metas assumidas pelo país nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), da ONU (Organização das Nações Unidas). Ao destacar os indicadores da infância e adolescência das demais análises, o estudo revelou o desafio de se superar a pobreza.

A ideia é mostrar o retrato atual da população de 0 a 18 anos para estabelecer um ponto de partida para o monitoramento do cumprimento das metas associadas à faixa etária. São 107 indicadores sociais da infância e adolescência revelando, principalmente, quais são os territórios brasileiros e populações que apresentam maior debilidade em relação ao restante do país.

Para Heloisa Oliveira, administradora executiva da Fundação Abrinq, se o país não investir de forma prioritária na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, nenhum desenvolvimento econômico terá sustentabilidade. “As crianças de hoje serão os adultos de 2030”, disse, referindo-se ao prazo final para o Brasil alcançar as metas dos ODS.[1]

 

Descarregar relatório: A Criança e o Adolescente nos ODS: Principais indicadores brasileiros. Abrinq (2017)

 


[1] http://www.chegadetrabalhoinfantil.org.br/noticias/materias/mais-de-60-de-criancas-e-adolescentes-vivem-em-situacao-de-pobreza-em-diferentes-estados-do-pais/

DEIXAR SEUS COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

VER OS ITENS DESTAQUES NESTA CATEGORÍA

NOVIDADES

Menus de configuração no Painel de Administração

X