Agenda de Convergência Proteja Brasil. Promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes em grandes eventos

Políticas públicas e orçamento, Violência e explotação

Na Copa do Mundo Brasil 2014, a Agenda de Convergência articula os Comitês Locais para a Proteção Integral dos direitos da criança e do adolescente constituídos nas 12 cidades-sede.

guia agenda de convergencia Brasil 2014A Rede Nacional Primeira Infância, da qual a Equidade para a Infância faz parte desde 2011, integra a Agenda de Convergência.

A Agenda de Convergência é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), por meio da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNPDCA/SDH/PR), com o apoio do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, do Ministério da Justiça (SESGE/MJ), sociedade civil, empresas, universidades e organismos internacionais, que prevê um conjunto de compromissos, investimentos e ações intersetoriais de prevenção e enfrentamento à violação dos direitos de crianças e adolescentes antes, durante e após os grandes eventos nacionais como a Copa do mundo.

Guia de referência para os comitês de proteção integral a crianças e adolescentes nas cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e grandes eventos

Este guia tem o objetivo de oferecer subsídios para criação e funcionamento de Comitês Locais de Proteção Integral a Crianças e Adolescentes durante a realização de grandes eventos no Brasil. Embora esta edição tenha como foco, particularmente, a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e os Jogos Olímpicos/Paraolímpicos de 2016, a expectativa é que, depois de devidamente experimentado e avaliado, o guia possa se constituir em um legado metodológico para megaeventos de outra natureza, como festas regionais, comícios políticos, festivais, encontros religiosos e espetáculos artísticos.

Neste guia, os interessados encontrarão explicação mais detalhada sobre o que é a Agenda de Convergência Proteja Brasil, seu histórico e a constituição do Comitê Nacional. Além disso, há dicas para a criação e o funcionamento dos Comitês Locais, orientações técnicas para elaboração de Planos de Ação, implementação dos plantões Integrados, equipes itinerantes e espaços temporários de convivência, bem como sugestões para o estabelecimento de uma comunicação direta com a população, e ainda itens sobre sistematização, monitoramento e avaliação das ações desenvolvidas.

Baixe o guia

DEIXAR SEUS COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

NOVIDADES

Menus de configuração no Painel de Administração

X