Reduzindo a Iniquidade na Saúde: opções políticas e oportunidades de ação. OMS

Pobreza e desigualdade, Saúde

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a equidade é a “ausência de diferenças evitáveis ou remediáveis nas populações ou grupos definidos social, econômica, demográfica ou geograficamente”. (Glossário OMS).

Em 2005, a OMS convocou a Comissão sobre os Determinantes Sociais da Saúde para estudar as evidências disponíveis a nível mundial sobre as iniquidades na saúde e para revisar as evidências para opções de políticas que possam reverter a tendência de aumento das iniquidades.

Os resultados foram apresentados no relatório Reduzindo o fosso da Equidade na Saúde: opções políticas e oportunidades de ação’, o qual ressalta a maneira em que os fatores sociais se manifestam em consequências para a saúde. Esses fatores incluem “as condições em que as pessoas nascem, crescem, vivem, trabalham e envelhecem”.

A Comissão mostrou de forma conclusiva como as iniquidades em saúde não são fenômenos naturais. Portanto, podem ser evitadas melhorando-se as políticas que têm fracassado nesse âmbito.

Descarregar: Closing-the-Health-Equity-Gap

 

DEIXAR SEUS COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

NOVIDADES

Menus de configuração no Painel de Administração

X