Promovendo equidade desde o início através do desenvolvimento da primeira infância e da saúde em todas as políticas públicas.

Políticas públicas e orçamento, Saúde

Através de uma análise multidimensional, o artigo recalca a importância de formular e executar políticas de desenvolvimento da primeira infância. Esta etapa vital deve ser entendida como um momento chave para a intervenção quando se busca combater as desigualdades sociais.

Este artigo propõe algumas linhas de discussão sobre a promoção da equidade através do desenvolvimento da primeira infância, questão central do desenvolvimento social e do bem-estar. O desenvolvimento da primeira infância é chave para a saúde e os cinco primeiros anos de vida constituem uma janela de oportunidades para se investir na efetiva promoção do desenvolvimento da primeira infância.

As disparidades na saúde e no desenvolvimento humano se incrementam com riscos precoces, acumulativos e múltiplos ao longo da vida. Criar condições e posibilidades positivas de cuidado podem reduzir as iniquidades existentes. È preciso integrar a dimensão do processo vital, os contextos sociais determinantes e os diferentes atores para efetuar políticas desde o berço.

Descarregar Artigo (Cap. 6)

DEIXAR SEUS COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

NOVIDADES

Menus de configuração no Painel de Administração

X