Situação da infância indígena em três países da América Latina

Educação, Violência e explotação

O artigo apresenta as principais conclusões e algumas reflexões realizadas a partir dos resultados de um estudo realizado no ano 2005 que buscou responder a duas perguntas sobre a educação da primeira infância negra e indígena em três países latino-americanos (Colômbia, Equador e Peru): uma primeira referida ao acesso dessa população à Educação infantil e, uma segunda, relacionada à qualidade dessa educação. O artigo revisa apenas as conclusões relativas à população indígena.

A pesquisa mencionada foi encomendada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e desenvolvida por Reveco, O; Cruz, A e Thompson, J. Seu desenho quanti-qualitativo combinou o uso de fontes documentais e estatísticas oficiais com o trabalho empírico, onde foram realizadas observações participantes, entrevistas qualitativas grupais e individuais a crianças, familiares, educadores, líderes comunitários, e especialistas dos respectivos países.

As conclusões são apresentadas em dez tópicos que abrangem, entre outros, os seguintes temas: as desigualdades no acesso e a permanência a escola que enfrentam os membros de povos indígenas; os desafios para o currículo e para garantir os recursos materiais e a presença de educadores com formação especializada e atualizada; a segregação social que é gerada na medida em que a oferta de Educação Infantil se diferencia em Modalidades de Educação e Modalidades de Atenção (que atendem majoritariamente crianças indígenas e de zonas rurais); o desafio de colocar em prática o direito à Educação Intercultural Bilíngüe (EBI), que respeite e valorize as tradições culturais dos povos; e a situação laboral precária das pessoas responsáveis pelas crianças.

Baixe o arquivo. Em: Infancia Latino-americana. Revista Digital de la Asociación de Maestros Rosa Sensat. No. 7, abril 2013, pp. 08-30.

DEIXAR SEUS COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

NOVIDADES

Menus de configuração no Painel de Administração

X