Orquestras e coros juvenis e infantis da Venezuela. Entrevista com Vanessa Díaz, Diretora da Orquestra Pré-infantil Mozart de Maracay.

Educação

O Sistema Nacional das Orquestras e Coros Juvenis e Infantis da Venezuela é uma experiência de educação musical consolidada há várias décadas na Venezuela que tem como eixo central a perspectiva de inclusão social de crianças e jovens das classes baixas. Sua perspectiva da educação musical enfatiza uma intensiva prática grupal desde a pequena idade e o compromisso de manter sempre presente a alegria e a diversão derivadas da aprendizagem e da criação musical.

O impacto positivo do Sistema de Orquestras no desenvolvimento integral das crianças e jovens levou a que no ano de 1995 seu criador, o maestro José Antonio Abreu, fosse nomeado delegado especial da UNESCO, desenvolvendo um Sistema Mundial de Orquestras e Coros Juvenis e Infantis, que promove e difunde este modelo de educação musical venezuelano em mais de 25 países.

Nesta entrevista, Vanesa Díaz, Diretora da Orquestra Pré-infantil Mozart de Maracay, faz uma caracterização dos princípios, metodologia e atividades do Sistema, abarcando a forma em que se realiza a seleção dos/as participantes, os níveis do processo de educação musical, a metodologia do trabalho em casse, as estratégias de acompanhamento e avaliação do processo de aprendizagem, a participação dos pais, e os impactos sociais e acadêmicos do programa nas crianças de baixos recursos econômicos. Além disso, a entrevista apresenta alguns links sobre o Sistema para continuar aprofundando sobre esta experiência.

 

[doc]orquestras-e-coros-juvenis-e-infantis-da-venezuela-entrevista-com-vanessa-diaz-diretora-da-orquestra-pre-infantil-mozart-de-maracay.pdf[/doc]

DEIXAR SEUS COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

NOVIDADES

Menus de configuração no Painel de Administração

X