Formação de agentes educativos a partir de práticas culturais afro-descendentes: Danit Torres (OEI-Colômbia)

Adolescência e juventude, Políticas públicas e orçamento

Nesta entrevista, Danit Torres, Especialista em Infância da OEI-Colômbia, aborda sobre um componente do Programa Educativo Integral com Populações Afro-descendentes que se dirige a profissionais da educação e que busca promover a sensibilização e a formação para o trabalho com populações afro-descendente de diversas regiões da Colômbia. O programa faz parte de um conjunto de ações sobre esta temática que a OEI passou a desenvolver desde 2008 em vários países da região.

Esse componente do programa busca incorporar, na formação dos/as agentes educativos/as que trabalham com crianças de 06-anos, os processos sociais, culturais e políticos, e as tradições das comunidades onde vivem. Neste sentido, o mesmo se baseia na pesquisa, revalorização e incorporação das práticas culturais afro-descendentes junto aos/às professores/as, crianças e suas famílias, desnaturalizando mitos e preconceitos que sustentam formas de opressão.

De acordo com Danit, o programa tem sido implementado nos departamentos de Narinho, Cauca, Vale do Cauca e Chocó, tendo-se atendido no ano de 2011, 470 agentes educativos, e impactando aproximadamente 6 mil crianças. Neste ando se está trabalhando com um conjunto de 320 agentes, sendo que sua continuidade e ampliação dependem do aporte de recursos por parte dos governos locais.

A entrevistada agrega que, em tanto programa que busca apoiar a política pública destinada à primeira infância na Colômbia, sua importância consiste em deixar o tema presente no imaginário do/a agente educativo/a e na preocupação do/a decisor/a público/a, favorecendo processos de equidade, inclusão e pertencimento na educação infantil, e superando a preocupação apenas com a cobertura.

 

DEIXAR SEUS COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

NOVIDADES

Menus de configuração no Painel de Administração

X