As múltiplas fronteiras da violência: jovens latino-americanos entre a precarização e o desencanto na Inclusão e cidadania. Perspectivas da juventude no Ibero América.

Violência e explotação

A partir de um enfoque conceitual elaborado pela autora e da análise descritiva da violência juvenil na América Latina, o capítulo aprofunda, através de um caso etnográfico, a articulação da violência com os processos de precarização tanto estrutural como subjetiva, o desencanto, e a emergência da para-legalidade e, seu impacto nos universos juvenis.

reguilloDesde a segunda metade dos anos oitenta os dados sobre violência começaram a mudar, primeiro de maneira imperceptível até que, no inicio dos anos noventa, as evidências eram incontestáveis: a violência mortal se expandia entre os jovens de idade entre quinze e vinte quatro anos. Tratava-se principalmente de jovens garotos dos países em desenvolvimento e de economia em transição. No final do século XX e começo do XXI, na América Latina, os jovens se colocaram visíveis no espaço como marginais(jovens ladrões das favelas da Argentina), gangues(agrupamentos juvenis dos bairros marginais na México, Estados Unidos e América Central), traficantes(jovens a serviço narcotráfico na Colômbia) e, de maneira mais recente, como maras(quadrilhas centro-americanas conhecidas por sua extrema violência).

A autora propõe, como tese fundamental do texto, pensar violências de uma maneira analiticamente eficaz, tira-las dos “mundos inferiores” para pensa-las a partir de sua habitual presença no mundo. Desde esta perspectiva, as violências são parte da ação e lógica de atores específicos da sociedade, e são regidas por racionalidades, movidas por causalidades, orientadas para resultados, e as quais seus protagonistas atribuem sentidos. Esta consideração e este enfoque permitem questionar o sentido comum de que a violência se orienta extramuros, fora do social, e que se trata de uma força heterônoma inexplicável ou sobrenatural.

[doc]as-multiplas-fronteiras-da-violncia-jovens-latino-americanos-entre-a-precarizao-e-o-desencanto-na-incluso-e-cidadania-perspectivas-da-juventude-no-ibero-americ.pdf[/doc]

DEIXAR SEUS COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

NOVIDADES

Menus de configuração no Painel de Administração

X