A educação inicial em foco: Os desafios da ampliação da cobertura

Educação

Trata-se do primeiro boletim do Infobarômetro da Primeira Infância, o qual está dedicado ao tema da educação inicial no Peru. É uma ferramenta que busca medir a situação da infância, bem como os avanços do investimento em favor da infância por parte do Estado, nas distintas regiões, províncias e distritos deste país. Constitui uma estratégia de exigibilidade dos direitos da infância com uma perspectiva de comunicação social.

Este primeiro boletim oferece informações atuais que permitem conhecer a situação das crianças e, deste modo, poder avançar na formulação de políticas e ações não só pertinentes senão também contextualizadas. Os dados evidenciam que apesar dos esforços importantes realizados no país, a universalização da educação para todas as crianças peruanas menores de seis anos é ainda uma meta distante -atualmente, mais de 800 mil crianças de 3 a 5 anos encontram-se fora do sistema educativo-. São identificadas significativas brechas e iniqüidades entre: a) as zonas rural e urbana: na zona urbana, a cobertura é de 74,5%, enquanto que na zona rural a taxa é de 55%; b) entre os setores sociais: Enquanto 77,8% das crianças não pobres não freqüentam a educação inicial, somente 51% das crianças pobres tem acesso à mesma.

Estes são alguns dados que chamam atenção sobre o lugar que vem sendo dado à educação para a primeira infância na região. É fundamental que a priorização do tema na agenda política também influencie na priorização do tema na agenda econômica (em termos de orçamento e investimento). O Peru é um dos países latino-americanos que menos orçamento destina à educação. A média do investimento por aluno na educação inicial no Peru (1,045 sóis) é menor que a do ensino fundamental, a qual, por sua vez, está muito abaixo da média latino-americana.

http://www.inversionenlainfancia.net/infobarometro/

 

[doc]a-educao-inicial-em-foco-os-desafios-da-ampliao-da-cobertur.pdf[/doc]

DEIXAR SEUS COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

NOVIDADES

Menus de configuração no Painel de Administração

X