Jovens, violência e segurança cidadã

Violência e explotação

O presente documento retoma as apresentações discutidas no Seminário Internacional convocado pelo Conselho Geral da Polícia: Jovens e segurança cidadã, um desafio para a vida, realizado em Mérida (Venezuela) no ano de 2010. A iniciativa evidencia a necessidade do conhecimento informado que oriente a política pública. Além disso, os espaços onde o conhecimento especializado e técnico e a participação são integrados à realidade sócio-cultural e às expectativas da população, possibilitam a reflexão sobre a gestão social e as políticas públicas de segurança.

Os trabalhos reunidos neste volume abordam a temática da violência a partir da perspectiva da segurança cidadã. Conta com contribuições, experiências e lições aprendidas a partir dos processos implementados em distintos países latino-americanos.

O texto está agrupado em distintas seções que abordam as múltiplas violências que envolvem os jovens (institucional, violência das gangues e delinqüência juvenil). Além disso, aborda as estratégias de prevenção e implementação de políticas públicas de controle da violência. Conta com uma seção dedicada às experiências bem sucedidas. Entre estas, vale a pena destacar a problematização que se faz a respeito dos critérios propostos pelos programas sócio-educativos, frente aos contextos, dinâmicas e experiências dos jovens.

Fonte: www.consejopolicia.gob.ve

[doc]jovens-violncia-e-segurana-cida.pdf[/doc]

DEIXAR SEUS COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

NOVIDADES

Menus de configuração no Painel de Administração

X