“Hidrocarbonetos, política e sociedade” (Introdução). Em Umbrales No. 20: Revista de Pós-graduação em Ciências do Desenvolvimento CIDES-UMSA Abril, 2010.

Meio ambiente e espaço público

Nesta introdução, a autora mostra a relação inversa que vem se apresentando entre a maior abundância de recursos naturais e o crescimento econômico. Trata-se da introdução da Revista Umbrales número 20. A maioria dos seus artigos são o resultado do projeto de Pesquisa “Sociedades Inflamáveis”, em que participam pesquisadores/as de diferentes universidades que estudam o desenvolvimento da indústria de hidrocarbonetos nos países ricos em petróleo e gás natural a partir da triangulação entre Estado, Sociedade e Economia.

A autora comenta como para a América Latina o descobrimento do gás e do petróleo que se pensava ofereceria maior expectativa económica e social, pelo contrario, como se vem evidenciando, tem estado fortemente relacionado com o baixo crescimento económico, altas taxas de pobreza, desnutrição, analfabetismo infantil, corrupção, autoritarismo e endividamento.

Além disso, manifesta que a gestão dos hidrocarbonetos esta no centro dos desafios que enfrenta a construção do novo modelo de desenvolvimento da Bolívia, junto com a construção de políticas coerentes que conduzam ao cumprimento das expectativas de crescimento sustentável e da distribuição equitativa dos recursos e oportunidades), em um contexto democrático e intercultural de convivência social e responsável com a natureza. http://fernandawanderley.blogspot.com/

[doc]hidrocarbonetos-politica-e-sociedade-introduo-em-umbrales-no-20-revista-de-pos-graduao-em-cincias-do-desenvolvimento-cides-umsa-abril-201.pdf[/doc]

DEIXAR SEUS COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

NOVIDADES

Menus de configuração no Painel de Administração

X