I Colóquio Políticas de Segurança e Direitos Humanos: Enfocando a primeira infância, infância e adolescência, visa

Violência e explotação

O encontro será propício para refletir sobre o impacto das políticas de segurança e da violência nos direitos das crianças e adolescentes, em casos como a infância e adolescência em situação de rua no Brasil, a situação deste grupo social em relação com o conflito armado e o deslocamento forçado na Colômbia, e com a militarização e o tráfico de drogas no México.

sponsors

Data: 13 e 14 de setembro de 2011, São Paulo, Brasil
Onde: Centro Universitário Maria Antonia da USP – Rua Maria Antonia, 258 e 294, Vila Buarque, São Paulo (SP)
Horários:
Dia 13/09: Manhã: 08:30 – 12:30hs – Tarde: 14:30 – 17:30hs
Dia 14/09: Manhã: 09:00 – 12:30hs
Investimento: gratuito

O encontro é motivado pela preocupação em relação às condições de vida das crianças e adolescentes, e às múltiplas formas de violência que afetam direta e indiretamente tanto as crianças pequenas a partir dos primeiros anos de vida, quanto os adolescentes. O Colóquio pretende enfocar algumas situações como a falta de atenção dada à primeira infância nas discussões sobre a violência e a segurança pública, bem como a visibilização social dos adolescentes principalmente como agentes de violência, sendo por isso foco de repressão e de demandas sociais por maior punição.

Assumindo a complexidade e pertinência deste tema na região, Equidade para a Infância América Latina propõe um espaço para a reflexão em torno das políticas de segurança pública que priorize a necessidade de proteger os direitos das crianças e adolescentes, sejam elas vítimas ou agentes da violência. Neste sentido, o debate estará dirigido principalmente à análise da realidade brasileira, promovendo o diálogo da situação nacional com os aportes e experiências de outros países latino-americanos.

Especialistas acadêmicos, representantes governamentais e de organizações sociais apresentarão diferentes pontos de vista acerca do problema e reflexionarão sobre as políticas e programas de segurança a partir da perspectiva da garantia dos direitos humanos, e particularmente, dos direitos da infância e adolescência.

A atividade se dirige a especialistas, acadêmicos, profissionais e técnicos de programas e projetos orientados à defesa e promoção dos direitos da infância. A participação é gratuita, sendo necessária confirmação prévia.

[doc]coloquio-politicas-de-segurana-e-direitos-humanos-enfocando-a-primeira-infncia-infncia-e-adolescnci.pdf[/doc]

DEIXAR SEUS COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

VER OS ITENS DESTAQUES NESTA CATEGORÍA

NOVIDADES

Menus de configuração no Painel de Administração

X