Entre Rios, Argentina: Experiência educativa desenvolvida na pré-escola duplica o vocabulário das crianças de 5 anos.

Educação

O programa de Promoção do Desenvolvimento Lingüístico e Cognitivo, implementado pelo Conselho Geral de Educação de Entre Rios (Argentina) e pela Fundação Arcor, vem sendo desenvolvido desde o ano 2007. 25.000 crianças desta província já participaram desta experiência. Através da avaliação realizada em 2009, constatou-se que as crianças de 5 anos que participaram desta iniciativa haviam duplicado em um ano seu vocabulário e sua produção de conceitos.

O Programa busca “intensificar a articulação entre as famílias e as instituições educativas, fortalecendo as ações das professoras dos jardins de infância (no Brasil, pré-escola) e dos adultos da comunidade orientadas a capitalizar o potencial das crianças e promover o seu desenvolvimento linguístico e cognitivo”.

A investigadora do CONICET, Celia Rosemberg, sinalizou que o Programa “constitui uma tentativa de contribuir para superar as diferenças que as crianças das famílias mais pobres têm no momento da entrada à educação primária, em relação a aquelas pertencentes aos grupos sociais mais favorecidos economicamente”.

 

[doc]entre-rios-argentina-experincia-educativa-desenvolvida-na-pre-escola-duplica-o-vocabulario-das-crianas-de-5-ano.pdf[/doc]

DEIXAR SEUS COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

NOVIDADES

Menus de configuração no Painel de Administração

X