
Em esse documento realiza-se um diagnóstico da dívida social com a infância. Também se analisa o papel fundamental da cooperação internacional para o melhoramento das condições de vida das crianças e adolescentes em todos os países, sobre tudo nos que ainda estão sendo desenvolvidos.
A cooperação ao desenvolvimento é de grande importância, pois impacta positivamente no nível de vida e desenvolvimento integral da infância e adolescência. Contudo para atingir o uso eficaz e eficiente dos recursos, são imprescindíveis a coordenação entre as agências dedicadas ao desenvolvimento, assim como também o dialogo freqüente com os Estados.
Existe uma dívida social com as crianças que, longe de estar saldada, expressa falta de oportunidades, pobreza, desigualdade, violação dos direitos e exclusão da maior parte das crianças da região. Perante essa situação, corresponde perguntar-se qual o papel da cooperação na América Latina em geral e com a problemática da infância em particular? Ou quais serão aquelas alternativas que podem colaborar para promover a realização efetiva dos direitos da infância, a inclusão social e a cidadania plena de todas as meninas e meninos da região?
[doc]cooperao-para-que-os-desafios-da-cooperao-na-infncia-e-adolescncia-na-america-latin.pdf[/doc]