Retratos de criança? Políticas sociais e direitos das crianças em situação de rua.

Violência e explotação

A partir de referenciais teóricos e metodológicos rigorosos, a autora aborda três instituições que trabalham com crianças e adolescentes em situação de rua na cidade de Buenos Aires, as quais se enquadram na perspectiva de proteção de direitos conhecida como Doutrina de Proteção Integral. São apresentadas algumas imagens da infância criadas nos discursos institucionais, considerando que as instituições sociais têm como função fabricar os tipos de indivíduos que são capazes de reproduzir a sociedade em que nascem.

A autora propõe um caminho reflexivo em torno das instituições que trabalham com crianças e adolescentes em situação de rua. Problematizando e delineando perguntas em relação aos conceitos, supostos e imagens sobre a infância assumidos no âmbito das praticas e dos discursos institucionais. Por outro lado, revela, através da análise da voz das crianças e dos trabalhadores (alcançada por meio de entrevistas) as estratégias de familiarização e “psicologização” com as quais são encarados os conflitos que desencadeiam a situação das crianças, evidenciando-se como ocorre, no contexto institucional, um efeito de despolitização e de privatização dos processos sociais.

A autora propõe a noção de cidadania como eixo fundamental para a análise. Problematizando o esvaziamento do significante cidadania, aborda-o não como um conceito abstrato, idealizado e estático, restringido à idéia de titularidade de direitos, senão como resultado de práticas que promovem sua ampliação, considerando a agência infantil. Isto é, coloca no centro da análise o espaço de “cidadanização” que conformam tanto as práticas, como os modos em que o discurso dos direitos é adotado na trama institucional em relação aos adolescentes concretos.

 

[doc]retratos-de-criana-politicas-sociais-e-direitos-das-crianas-em-situao-de-ru.pdf[/doc]

DEIXAR SEUS COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

NOVIDADES

Menus de configuração no Painel de Administração

X