Programas de Saúde Reprodutiva para Adolescentes. Os casos de Buenos Aires, D.F. México e São Paulo.

Saúde

Este livro descreve e analisa os principais programas públicos de saúde reprodutiva adolescente em Buenos Aires, São Paulo e D. F. México. Nos três casos, identificam-se barreiras políticas e institucionais que obstaculizam o desenvolvimento e crescimento de programas e serviços de saúde reprodutiva adolescente. Estas barreiras são detalhadas ao longo do livro buscando as similitudes e diferenças em relação aos casos analisados.

Apresentam-se os resultados de um projeto de pesquisa sobre os principais programas públicos no campo da saúde reprodutiva adolescente. O objetivo da investigação foi descrever e analisar estes programas com o fim de recomendar estratégias para satisfazer melhor as necessidades e expectativas dos/as adolescentes sobre sua saúde reprodutiva.
Algumas das conclusões comuns às três jurisdições analisadas são: a) existe uma forte tensão entre os propósitos e objetivos dos programas analisados e as condições econômicas e sociais nas que os programas e serviços se desenvolvem; b) apesar de que o direito à saúde reprodutiva adolescente está sendo gradualmente reconhecido, existem barreiras sociais, culturais e religiosas que ainda afetam a promoção dos direitos sexuais e reprodutivos desta população; c) existem dificuldades de diversos ordens para implementar efetivamente uma atenção integral. As dificuldades derivam em grande medida da falta de recursos (econômicos e humanos), mas também da cultura e dinâmica das instituições, da própria formação do pessoal de saúde e, em ocasiões, inclusive das expectativas e atitudes da população usuária; d) observa-se a necessidade de capacitar ou recapacitar o pessoal de saúde em “adolescência”, aspectos socioculturais do processo de saúde-doença, gênero e direitos sexuais e reprodutivos.

Fonte: ISBN: 950-9572-19-5
http://www.cedes.org/areas/salud-es/index.html

 

[doc]programas-de-saude-reprodutiva-para-adolescentes-os-casos-de-buenos-aires-df-mexico-e-so-paul.pdf[/doc]

DEIXAR SEUS COMENTÁRIOS

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

NOVIDADES

Menus de configuração no Painel de Administração

X